Cubas para Banheiro: saiba combinar cubas e torneiras e tenha seu banheiro dos sonhos

Há algum tempo os banheiros, lavabos e salas de banho são as grandes vedetes da arquitetura e decoração. E não poderia ser diferente, afinal o ambiente que por excelência evoca a beleza, vaidade e personalidade deve ser um espaço aconchegante, relaxante e inspirador.

Diz a verdade, você também já sonhou em ter um “banheiro de novela”, não é? E tá esperando o que para realizar este desejo?

Com a democratização do design a grande oferta de materiais versáteis e a evolução das técnicas e serviços construtivos, ter um banheiro bacana é algo muito acessível.

Não sabe por onde começar? Estamos aqui para ajudar! Que tal começarmos por aquelas peças que podem se tornar o centro das atenções do seu espaço? A cuba e a torneira.

As louças que você escolhe para o banheiro são importantes não somente pela beleza, mas também pela funcionalidade. Assim, ao decidir construir e reformar um banheiro, você precisa levar em consideração alguns critérios para escolher esta dupla dinâmica. Continue sua leitura que explicaremos tudo direitinho para você:

Uma cuba sob medida pra você:

Existem diferentes modelos e estilos de pias e cubas disponíveis no mercado. E para cada modelo e estilo, tem um grande número de modelos e estilos de torneiras. Ou seja, combinações praticamente infinitas e para todos os gostos e bolsos. Vamos conhecer um pouco de cada modelo de cuba e como combiná-lo com a torneira adequada:

Cuba de embutir

 

A discrição da cuba de embutir permite ousar em outros elementos, como o misturador de parede
A discrição da cuba de embutir permite ousar em outros elementos, como o misturador de parede

A cuba de embutir é clássica e discreta. É um modelo adaptável a qualquer tipo de espaço, que não se destaca tanto na decoração, mas é justamente sua discrição que a torna um elemento coringa. Ao utilizar a cuba de embutir em um projeto, você terá liberdade criativa para explorar outros elementos como a pedra da bancada, nichos e gabinetes e até mesmo as torneiras.

Este modelo aceita uma grande variedade de torneiras, como misturadores de três peças, misturadores monocomando, torneiras simples, modelos de bancada ou parede. É recomendável optar por modelos de bica baixa. Alguns modelos de bica alta podem ficar desproporcionais.

Torneiras para Cuba de Embutir:

Misturador - Ideal para cubas de embutirVer na loja

Torneira Automatica KimetaisVer na loja

Cuba de semiencaixe

 

Cuba de semiencaixe - ideal para banheiros pequenos

Essa opção é ideal para quando o banheiro é pequeno e não se tem muita profundidade para a bancada. Esse tipo de cuba fica parcialmente encaixado na bancada dando ao lavatório uma sensação de robustez muito charmosa.

Em geral este modelo de cuba possui bom espaço e apoio para torneiras, o que permite a utilização de misturadores convencionais, monocomando ou torneiras simples.

Cuba de apoio

 

Cuba de apoio ou sobrepor - aquela cuba que vai emcima da pedra ou bancada

As cubas de apoio ficam apoiadas em cima do tampo e possuem uma aparência moderna e imponente. A única desvantagem é que esse modelo compromete parte do espaço da bancada, sendo mais recomendável para lavabos do que para banheiros propriamente ditos. Mas se decidir usar uma cuba de apoio no banheiro, é preferível que o espaço seja amplo, já que assim você pode compensar a ausência de espaço na bancada incluindo gabinetes, nichos e prateleiras.

Exemplos de Cubas de apoio
Em função de sua altura, as cubas de apoio necessitam de torneiras bica alta. Se você optar por misturadores, o ideal é que seja instalado na parede ou ao lado da cuba para que não tenha o acesso dificultado. Outra boa opção são os misturadores monocomando bica alta.

Torneiras para Cubas de Apoio:

Torneira para Cuba de Apoio
Ver na loja

Torneira para Cuba de Apoio
Ver na loja

 

Cuba de sobreposição

 

Cuba de sobrepor - ela é embutida mas o acabamento fica a mostra

As cubas de sobrepor possibilitam a liberação de um maior espaço para a bancada, afinal, somente parte da peça fica visível. Assim, podem ser usadas tanto em banheiros menores como em ambientes maiores. Sua borda aparente confere uma elegância discreta ao conjunto cuba / bancada.

Cuba esculpida ou moldada

 

cuba feita sob medida com pedra ou porcelanato

Essa cuba é feita com o mesmo material da bancada, o que proporciona mais harmonia, uniformidade e leveza ao ambiente. Exatamente por ser altamente customizável, esse modelo tende a ser significativamente mais caro que os demais. Porém, com uma boa consultoria profissional e criatividade na escolha de materiais, pode se obter resultados surpreendentes por um bom custo/benefício.
É possível confeccionar a cuba em pedra, resina, porcelanato e até mesmo madeira, se esta receber o tratamento adequado.

Pia de coluna

 

Cuba ou pia de coluna - ideal para banheiros pequenos ou áreas comerciais, pois dispensa o gabinete

A pia de coluna é aquele modelo mais tradicional, ideal para ambientes compactos. Renegada por muitos, ela pode ser encontrada em versões bem atualizadas e com design super moderno.

Outras Dicas

 

Para a harmonia do ambiente, a cuba deve ser proporcional ao espaço. Peças muito grandes podem tirar o espaço do seu balcão, assim como peças pequenas demais podem comprometer o resultado estético de sua composição.

Assim como as cubas, as torneiras tem medidas, modelos e funções diferentes. Conversar de um profissional de vendas capacitado é a melhor opção para sanar dúvidas e escolher os melhores produtos.

Vamos repaginar o seu banheiro? Nossa equipe está cheia de idéias e novidades para te mostrar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *